sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SPAECE 2011 - SAIBA TUDO SOBRE O SPAECE.

 1.O Programa.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.
Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:
  • Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano);
  • Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos);
  • Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).

2.Objetivos.

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.

3.Escala.

Uma escala é a expressão da medida de uma grandeza. É uma forma de apresentar resultados com base em uma espécie de régua construída com critérios próprios. Em sua viagem pelos caminhos da avaliação, a Escala de Proficiência é um mapa para orientá-lo com relação às competências que seus estudantes desenvolveram.
Em sala de aula você usa, muitas vezes, um intervalo de 0 a 10 que estabelece a nota do estudante em uma prova. Trabalhar com uma medida que expressa a quantidade de questões acertadas pode funcionar para avaliar os estudantes em sala de aula. Para obter essa nota, como já falamos você pode utilizar vários instrumentos e o conjunto desses instrumentos é que poderá ser usado no julgamento do desempenho do estudante.
Na Escala de Proficiência, os resultados da avaliação são apresentados em níveis, revelando o desempenho dos estudantes do nível mais baixo ao mais alto. A Escala de Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática variam de 0 a 500 pontos.

4.Resultados.

Os resultados das avaliações realizadas fornecem informações para que o desempenho dos estudantes possa ser verificado. Ao comparar os resultados atuais com os anteriores, pode-se perceber a evolução do desempenho dos estudantes. Além disso, através desses resultados, o governo pode definir metas, programas e ações para promover a melhoria da qualidade de ensino.
E a escola? Como os resultados podem ser úteis para ela? É simples: esses resultados oferecem informações importantes para analisar, em profundidade, a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, as práticas pedagógicas poderão ser realizadas a fim de garantir a melhoria da aprendizagem discente.

5.SPAECE 2010 - Resultados.

LÍNGUA PORTUGUESA
ESCALA: 0 A 500 PONTOS
Série/Ano
Ceará
Crede 6
Sobral
Luís Felipe
Participação
1º Ano/EM
245,07
246,95
244,91
238,50
92,58%
2º Ano/EM
252,46
253,87
252,86
246,88
95,67%
3º Ano/EM
260,87
264,52
260,01
261,58
107,64%
MATEMÁTICA
ESCALA: 0 A 500 PONTOS
Série/Ano
Ceará
Crede 6
Sobral
Luís Felipe
Participação
1º Ano/EM
244,48
246,98
244,52
237,59
92,58%
2º Ano/EM
254,47
258,20
253,88
249,23
95,67%
3º Ano/EM
259,99
262,38
254,08
251,84
107,64%


6.Alunos Premiados - SPAECE 2010.

ALUNO(A)
TURMA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
  1. JOSÉ ARTHUR CHAGAS
3ºA
368
405
  1. FCO ROMÁRIO DA SILVA
3ºC
330
380
  1. CARLOS HENRIQUE SOARES MESQUITA
2º A
338
414
  1. EDUARDO HENRIQUE DE SOUSA DOS SANTOS
EGRESSO
344
355
  1. DANIEL OLIVEIRA GOMES
EGRESSO
330
360
  1. FELIPE DIEGO BEZERRA RIPARDO
EGRESSO
346
373
  1. MARCOS LEVI BENTO MELO
PREVEST
326
393



7.SPAECE- 2010.
Ranking das Escolas de Sobral.

COLOCAÇÃO
ESCOLA
PONTUAÇÃO GERAL
EEPP DOM WALFRIDO
1.647,6
CESÁRIO BARRETO- TAPERUABA
1.624,4
COLÉGIO ESTADUAL
1.614,6
CERE
1.561,7
MONS. JOSÉ GERARDO
1.545,5
ISRAEL LEOCÁDIO- ARACATIAÇU
1.508,0
SINHÁ SABÓIA
1.501,3
AYRES DE SOUSA- JAIBARAS
1.494,9
AGOSTINO NERES- RAFAEL ARRUDA
1.490,4
10º
LUIS FELIPE
1.485,6
11º
JARBAS PASSARINHO
1.459,9
12º
RIBEIRO RAMOS
1.450,5
13º
CARMOSINA
1.444,4
14º
PROFISSIONAL SÃO JOSÉ
1.442,4
15º
DR. JOSÉ EUCLIDES- JORDÃO
1.439,7
16º
PROFESSOR ARRUDA
1.431,3



SPAECE 2011
DE 28 DE NOVEMBRO
A 01 DE DEZEMBRO.

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